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Mobilidade Desatada: a nova tecnologia que vai transformar a mobilidade dos centros urbanos (2020)

A mobilidade desatada, que já vai ser explicada mais detalhadamente a seguir, será um modelo mais limpo, conveniente e mais eficiente, podendo acomodar até 30% mais tráfego, enquanto reduz o tempo de deslocamento por 10% (McKinsey&Company, 2019).

A realidade hoje, no entanto, não é nem um pouco desatada. Nas grandes cidades ao redor do mundo, o trânsito vem aumentando, como em 14% em Londres, 36% em Los Angeles, 30% em Nova York nos últimos 6 anos.

Em São Paulo, o condutor já despende de 3 horas por dia no trânsito, fora os problemas de saúde em função da poluição gerada pelos veículos (Folha, 2019).

A população e a demanda urbana vem crescendo gradativamente, então é preciso uma solução em paralelo a isso referente a mobilidade nas cidades.

Aí que entra a ideia da mobilidade desatada, como é possível entender no vídeo abaixo, numa animação produzida pela KPMG:

 

https://www.youtube.com/watch?v=4B7mZFU2sB4&t

 

O modelo proposto (que está previsto para 2030), consiste em veículos compartilhados, autônomos e elétricos, que mudarão completamente a nossa forma de se locomover.

Não mais teremos veículos próprios, mas compartilharemos um meio de transporte em que nem será mais necessário um motorista. Durante a viagem, será possível estudar nos computadores do veículo, ou até mesmo jogar algum videogame.

Será possível aproveitar ainda mais as viagens, podendo realizar exames médicos pelos veículos ou preparar-se para uma reunião importante. Até a forma de abastecer e pagar pela manutenção será totalmente compartilhada.

A poluição do ar nas cidades, que em 2017 já tirava a vida de 4.000 paulistanos ao ano (OMS, 2017), também será resolvida com a tecnologia.

Talvez demore um pouco mais no Brasil para recebermos essa tecnologia. Não só os esforços para alcançá-la devem ser considerados, mas, sim, é preciso um grande incentivo das cidades para encorajar o uso dos AVs compartilhados a partir de regulação e incentivos.

Isso possibilitaria para os residentes utilizarem uma vida de trânsito com baixo custo, autônoma e segura, a partir dos robo-taxis e ônibus autônomos.

 

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